sábado, 2 de maio de 2009

As finais no Rio e em São Paulo

Estamos perto do fim dos principais campeonatos estaduais do Brasil.

Nesse domingo, Corinthians, Santos, Flamengo e Botafogo lutam pelos títulos dos maiores, mas não mais animados, estaduais brasileiros.

Muitos já consideram os Estaduais como sendo ultrapassados.

Os públicos do paulistão, nos últimos anos, retratam muito bem isso: a cada ano os estádios ficam com médias de públicos menores em clara situação de decréscimo.

Há de se rever a validade desses torneios, melhorar suas organizações e atrações, ou então, ver se seria melhor suprimí-los e valorizar ainda mais o campeonato nacional.

No Rio de Janeiro os estádios estão sempre cheios nos clássicos entre os quatro grandes. Em São Paulo, sem dúvida, a grande sensação foi Ronaldo. O Camisa 9 do Corinthians puxou o foco prá si e acabou levando multidões para os estádios.

Também, a classe e elegância que o Fenômeno demonstra em campo, é algo que há muito não víamos no futebol tupiniquim e isso nos faz ter um amálgama de orgulho e motivação para acompanhar/testemunhar suas apresentações.

Com esse reforço de peso do seu lado o Timão vai prá cima do Santos com uma boa vantagem no clássico de logo mais podendo perder por até 2 gols e ainda assim levar o seu 26º título paulista para casa. O Peixe, time de virada e tradição, ainda acredita e vai com força máxima contra o alvinegro paulista. Mas, reverter esse resultado, no Pacaembú lotado, se apresenta como algo difícil, para não dizer impossível.

Enquanto no Rio, Fla e Bota se enfrentam pela conquista do Estadual 2009. Tudo aponta para a comemoração do Tri Estadual do Mengo, visto que o Fogão esteve apagado nos dois jogos anteriores e não promete muitas mudanças para o clássico de logo mais no Maracanã.

Em Minas, bem.... o campeão já se consagrou merecidamente na semana passada. O jogo no Mineirão será uma formalidade, mero cumprimento de tabela.

Nenhum comentário: