domingo, 28 de setembro de 2008

São Paulo e Palmeiras na briga pelo título Brasileiro de 2008

Do blog do PVC
http://blogs.espn.com.br/pvc/

O São Paulo jamais conseguiu conquistar um tricampeonato seguido e teve cinco tentativas para isso.
O vilão tricolor foi o Palmeiras, em quatro dessas cinco vezes, sempre no Paulistão. Neste ano, a história pode se repetir, no Brasileirão.

Veja como e quando o tri do São Paulo foi bloqueado:

1947 - No primeiro turno, com três gols do ponta-direita Lula, o Canhão do Parque, o Palmeiras venceu o São Paulo por 4 x 3 e arrancou para a liderança. O jogo do título foi contra o Santos: 2 x 1, com gols de Turcão e Arturzinho. O São Paulo terminou em quarto lugar e o Corinthians foi vice-campeão

1950 - A quatro rodadas do fim, o Palmeiras perdeu do Corinthians e o São Paulo empatou com o Guarani. O Tricolor foi a 30 pontos, três a mais do que o Verdão. Então, o São Paulo perdeu do Ypiranga (1×2) e Santos (1X2), enquanto o Palmeiras vencia XV de Piracicaba e Portuguesa Santista. Na última rodada, o empate por 1 x 1, com gol de Achiles para o Palmeiras, deu o título ao Verdão.

1972 - O campeonato era de turno e returno por pontos corridos e poderia representar o tri do São Paulo. Poderia também significar a vingança de 1950, porque a duas rodadas do fim, o São Paulo venceu o América, em Rio Preto, enquanto o Palmeiras empatava com o Guarani, em Campinas. A diferença caiu para um ponto com o clássico na última rodada. Deu empate por 0 x 0, o Palmeiras foi campeão invicto e o São Paulo vice também sem derrota.

1982 - O Tricolor, apelidade de Máquina, ganhou o Paulistão em 1980 e 1981. No ano do terceiro título, esbarrou no Corinthians da Democracia Corinthiana. Até ganhou o segundo turno, num clássico contra o Corinthians, mas caiu na decisão, com duas derrotas: 0 x 1 e 1 x 3.

1993 - O jogo que tirou a chance do tri do São Paulo foi contra o Corinthians. Na fase semifinal, um quadrangular do qual também faziam parte Santos e Novorizontino. Um gol de Neto, mal validado por José Aparecido de Oliveira, serviu para eliminar o São Paulo e levar o Corinthians à decisão contra o Palmeiras. Os 4 x 0 da final tiraram o Palmeiras da fila e o tri do São Paulo, também.
Veja este texto também no blog do Loucos Por Futebol -

Nenhum comentário: