sábado, 13 de setembro de 2008

O fundo do poço é pouco



Alô,você....


Fernando Vanucci é daquelas figuras que toda a geração pós-anos 80 se recorda de algum modo. Quem não se lembra dele apresentando o Globo Esporte e o Esporte Espetacular?


Figura muito importante na imagem esportiva global. Este missivista acabou de puxar os dados biográficos deste jornalista e constatei que já vai prá mais de 10 anos que o senhor Vanucci está fora da emissora do Jardim Botânico. Motivo? Uma gafe: apareceu mordando um biscoito no ar


Porém, nos últimos anos notamos o quanto Vanucci peregrinou por outras emissoras, passando por Band, Record e RedeTV! na qual está há mais de 5 anos.

RedeTV!......emissora medíocre, inexpressiva e que pouco produz de interessante e criativo com exceção do Pânico na TV que, definitivamente, é a coisa mais criativa surgida na TV brazuca nos últimos anos. Vanucci comanda aos domingos o programa Bola na rede que já contou com a apresentação de outras feras do jornalismo esportivo, com destaque para Juca Kfouri e Jorge Kajurú. Porém, ao aderir ao Merchan (graças a influência maldita de Milton Neves que afunda na audiência com seu programa aos domingos....) o programa perdeu o seu foco de jornalismo sério e virou mais um programa de notícias, sob o comando de Avalone (sumido, graças a Deus) e Vanucci que, ao que tudo indica, também está próximo de perder o cargo no programa graças ao pífimo desempenho no ibope.

Vanucci é alcóolatra. Nada temos no Subterrâneos contra os alcóolatras. Porém, o álcool não pode interferir no desempenho profissional de uma pessoa. Logo após a vitória da Itália na Copa de 2006 sobre a França, Vanucci noticiou a vitória da Azurra absolutamente embriagado. Esse vídeo é um dos mais vistos no YouTube contabilizando mais de 500.000 acessos.



Talvez, o vídeo só escancara aquilo que no íntimo do Vanucci o machuca: a sensação de decadência geradora de um forte sofrimento que anda de braços dados com o desespero. Tudo isso, senhores, prá explicar o episódio recente da saída de Jorge Kajuru do programa Bola na Rede.



No passado Jorge Kajurú pediu demissão da RedeTV! no ar em meio a apresentação do seu programa que ia ao ar diariamente ao meio dia. Esse episódio ocorreu em solidariedade a um colega da central de jornalismo que não teve renovado o seu contrato com a emissora.

2007. Os diretores da RedeTV! resolvem dar uma nova chance ao jornalista na emissora: ocupar o lugar de Vanucci no programa Bola na rede. Sim, senhores! Kajuru substituiria Vanucci no comando do programa dominical.

O que aconteceu foi o seguinte: a esposa de Fernando Vanucci, ao saber dos planos da emissora, ligou constantemente a Kajuru pedindo para que o mesmo não aceitasse assumir o lugar de seu marido no comando do programa dominical propondo que os dois trabalhassem juntos. Porém, dificilmente daria certo. Por dois motivos.

Primeiro: a ligação de Vanucci com Rubens Furlan (PMDB) prefeito de Barueri. A esposa do apresentador, Alessandra Terra, é assessora de imprensa de Furlan e foi quem possibilitou a Vanucci um artigo na revista Alphamagazine financiada pela prefeitura de Barueri. Basta assistir ao programa Bola na Rede aos domingos e veremos quantas vezes a equipe do Barueri e o prefeito Rubens são enaltecidos pelo apresentador.

Esse foi um dos estopins para a saíde de Kajuru do programa aliado a outro desafeto de grande influência na RedeTV!: o presidente do Corinthians Andres Sanches.

Andres se irritou com Kajuru após este ter lançado no ar denúncias de uma corrupção envolvendo o lateral direito Coelho que, sem jogar no Corinthians, e sendo constantemente emprestado ao Atlético- MG, ganhou 650.000 dólares de luvas e mais 40% do passe se o atleta fosse vendido para o exterior.

Como o Corinthians é um time muito importante para a Rede TV! nesse ano de 2008 por causa da série B, Andres ameaçou não permitir que nenhum jogador corintiano participasse dos programas esportivos da emissora caso Kajuru permanecesse na emissora. Enfim: a cabeça de Kajuru foi pedida.

Bem, o Kajuru caiu. Vanucci fica no comando do programa, mas já é de conhecimento público a sua ligação com Rubens Furlan e o público vê o quanto está sendo desagradável ver o homem do "Alô, você" manchar a sua trajetória de modo tão baixo.

Uma pena. Vanucci declara não ter inimigos em 42 anos de carreira. Porém, ele demonstra publicamente ter a si próprio como grande inimigo. Um inimigo que causa mal a ele mesmo.

Nenhum comentário: