quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Podres poderes


Muitos dizem que o poder corrompe. Não creio que seja isso.

Existe um ditado que diz: "Dê poder e dinheiro a um homem e saberás quem ele é". O poder coloca uma pessoa numa posição de superioridade em relação a outra (s) pessoa (s). Sem questionamentos, o poder de dominar é tentador.

Porém, analisando os homens que comandam o poder, numa análise mais funda, vemos que essas pessoas não mudaram tanto em relação ao que foram no passado. Apenas revelaram o que sempre foram.

No futebol, vemos o domínio da dinastia Havelange há mais de 40 anos. Esse senhor, hoje do alto dos seus 92 anos, continua sendo a figura mais importante nas decisões do futebol mundial. É interessante notar o quanto a FIFA, órgão máximo do futebol mundial, lucrou e cresce durante a gestão desse senhor que . além do mais, conseguiu legar a seu genro, Ricardo Teixeira, o cargo de presidente da CBF cujo mando o mesmo detém há quase 20 anos. Isso sem mencionarmos o quanto esses senhores enriqueceram dentro desse período.....

O poder é interessante para notarmos as manobras com a qual muitos se perpetuam nele e legam seus sucessores. Segundo informou nosso considerado Paulinho, Teixeira já cedeu um cargo para sua filha, Joana Havelange, que irá vistoriar diariamente os andamentos das reformas para a Copa de 2014. Será ela a sucessora???

A imprensa tem a obrigação de denunciar os mandos e desmandos dos coronéis do futebol brasileiro e mundial. A euforia para a realização da Copa de 2014 irá só mascarar, através de obras monumentais, os valores astronômicos que serão desviados para a Copa no Brasil.
Pena.... o presidente Lula não perdeu a oportunidade de abraçar João Havelange e Teixeira ao chegar ao poder. Terá Lula mudado?

Nenhum comentário: