domingo, 6 de julho de 2008

Nova Era em São Januário?



Queridos, como todos que tem bom senso e amam o futebol, também muito me agradou a derrota de Eurico Miranda nas eleições para presidente do Vasco da Gama. Um time que tem as glórias, honrarias, tradição e importância como o Gigante da colina, não merecia um crápula tão virulento e desagradável quanto o senhor Miranda que transformou o clube num reduto seu, totalmente fechado aos interesses e desejos do seu agora ex-presidente.
Agora, vem a questão: e o Roberto Dinamite? Seria ele o presidente ideal para o clube?
Por muitas razões, sim. Roberto é um dos maiores ídolos da história do Vasco. Tendo despontado como jogador profissional em 1974 e sendo de fundamental importância na conquista do título brasileiro daquele ano pela equipe Cruz Maltina,o primeiro de sua história. Dinamite também é o maior artilheiro da história do campeonato brasileiro: 190 gols. Recorde absoluto e, até o presente momento, não superado. E creio que dificilmente o será, visto que são raros os jogadores que fazem mais de 3 temporadas por um clube. Ou seja: são poucos os jogadores que criam raízes e identificação com um clube no Brasil, tal como Dinamite, Zico, Júnior, Seginho Chulapa e tantos outros. Fora isso, o nível técnico decaiu muito, sendo raro encontrarmos jogadores que consigam marcar mais de 40 gols em uma temporada.
Mas Roberto Dinamite está fazendo história. É, provavelmente, o primeiro ex-jogador que assume a presidência de um clube. Sobretudo o Vasco, time que foi fundamental para que o negro obtivesse o seu espaço nas quatro linhas entre os anos 20 e 30, ter tido o primeiro presidente mulato, além de já ter cedido muitos de seus craques para a Seleção brasileira.


Porém, um pouco de cautela é sempre bom, e em tempos como o nosso, imprescindível.
Roberto Dinamite após encerrar a carreira se enveredou pela política, tendo sido eleito por partidos conservadores e que pouco acrescentaram ao Rio de Janeiro. Fora que, tal qual Eurico Miranda, Dinamite pode se utilizar da popularidade de presidente e buscar um cargo federal e..... será que já não vimos esse filme?
Outra: Dinamite já foi favorecido por Miranda em 1986, quando da convocação de jogadores para a disputa da Copa do México. Dinamite não havia sido relacionado pelo então técnico Telê Santana, que também não demonstrou empolgação por um jovem de 20 anos que começava a despontar como craque na colina: Romário.
Eurico Miranda pagou um grupo de torcedores para irem até o aeroporto de embarque da Seleção e gritar que Romário e Dinamite eram seleção.... como se ninguém soubesse disso....
Torçamos para que realmente uma nova era de democracia e transparência surja em São Januário.Algo que sua imensa e fanática torcida merece. Bem como, que sirva de exemplo para outros clubes do país pentacampeão do mundo.

Nenhum comentário: