quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal fenomenal


Quem poderia imaginar?

Após um revés em sua carreira na temporada de 2007, eis que ele, Ronaldo Fenômeno, ressurge nos noticiários. Só que dessa vez não relacionado a problemas com travestis ou brigas em baladas mas, sim, nas manchetes esportivas.

Um alvoroço extraordinário ocorreu com o anúncio de que Ronaldo defenderá as cores do Corinthians na temporada de 2009.
A apresentação do Fenômeno foi impressionante. Nunca ocorreu uma badalação como a que se viu nesse último mês referente a apresentação do craque.

Sim, claro, estamos falando de Ronaldo. Provavelmente, o maior mito do futebol mundial das últimas décadas colocado ao lado de gigantes como Pelé e Maradona. E não é para menos.

A sua recuperação extraordinária que o deixou a ponto de bala para a Copa de 2002 surpreendeu o mundo. E valeu a Ronaldo o apelido de Fenômeno.

2008. O tempo passou. Ronaldo envelheceu. Ronaldo engordou. E não é de hoje o problema do craque com a balança. No mundial da Alemanha o Fenômeno já estava muitos kilos acima do peso só que isso foi encoberto pela imprensa, sobretudo a Rede Globo.

Deu no que deu. Ronaldo desapontou em campo, o Brasil foi eliminado precocemente e, nesse fatidico jogo, Ronaldo foi chapelado por Zidane, que em fim de carreira, fazia por merecer levar o mundial e o título de melhor do mundo.

Mas Ronaldo é Ronaldo. Todos sempre lembrarão de suas arrancadas. Seus dribles mágicos, velocidade incrível e faro de gol foram raros. Mas nesse momento, meus caros, mais do que nunca deve-se usar os verbos no passado.

Ronaldo foi o melhor do mundo 3 vezes, ajudou o Brasil a alcançar o inédito pentacampeonato, foi artilheiro em outros tantos campeonatos. Mas isso tudo passou.

Hoje, Ronaldo, se ainda quiser ser um atleta, precisa se disciplinar. Treinar. E ambos os fatores devem ser intensos.

Nunca mais Ronaldo será o mesmo. Resta-no ver se o seu retorno mostrará um craque que ainda tem o que acrescentar ou então que estamos diante de alguém que não aceita estar a um passo de pendurar as chuteiras em idade precoce.

Porém, é um marco a chegada de Ronaldo? Sim, para o Corinthians já está sendo um verdadeiro fenômeno de vendas. Além de ser uma alavanca para a reeleição de Andrés Sanchez. Jogada política de mestre.

A Fiel comemora. Fogos surgem no Parque São Jorge anunciando expectativas vitoriosas para 2009. A torcida merece. E Ronaldo, pela sua trajetória, também.

Nenhum comentário: