sábado, 6 de dezembro de 2008

João Saldanha


João Saldanha é o patrono do nosso blog.

Os subterrâneos do futebol é o título de um dos seus livros mais emblemáticos e raros nos dias de hoje.

Saldanha é um marco no jornalismo esportivo brasileiro. Figura controversa, tem uma legião de sucessores que hoje possuem muitas das suas características. Destaque seja dado para Juca Kfouri e Jorge Kajuru.
Como diz Mário Magalhães, "Saldanha é um personagem maior do que os sonhos". Sem dúvida.
Alguém consegue conceber o fato de que em plena ditadura militar o treinador da Seleção brasileira fosse um membro do Partidão, o PCB, que à época estava na ilegalidade?
Ou ainda, que o treinador fosse um homem que inclusive desafiasse o então presidente Médici, que gostaria de ter um jogador do Atlético-MG no escrete canarinho, dizendo:
"O presidente cuida dos ministérios. O meu time escalo eu".
?????????????????????????????
Polêmico, João não hesitou em fazer dos seus 73 anos de vida uma luta por um ideal. Ideal que envolvia a felicidade. Não apenas dos seus. Mas do seus semelhantes desfavorecidos, alienados e que no seu âmago desejam uma sociedade mais justa e com maiores oportunidades.
João sem medo. Assim ficou conhecido o saudoso Saldanha. Sem medo de cara feia, sem medo de intimidação, pois tinha a coragem dos nobres e uma hojeriza a hesitação dos covardes.
Coragem. Taí a palavra que melhor define João Saldanha. Uma figura ímpar na história do Brasil do século passado. E uma inspiração a nós que estamos testemunhando o ápice da humanidade no século XXI.

Nenhum comentário: