domingo, 8 de fevereiro de 2009

Futebol: fenômeno de massas


O futebol é notadamente um fenômeno de massas no Brasil.

Esporte que encanta multidões e que tem uma vocação democrática. Vejamos aqueles que se tornaram craques e ídolos. Tanto no Brasil como no mundo vemos jogadores das mais variadas estaturas, dos mais variados fenótipos, genótipos e estilos. Romário, Maradona, Pelé, Zidane, Platini, Ronaldo....todos diferentes, mas iguais no brilhantismo.

É um esporte apaixonante por isso. A capacidade que tem de dar espaço para os mais diversos talentos. Porém, com um problema muito grave, pelo menos no Brasil: a organização.

As Federações trazem para si uma imagem de protetores e representantes do nosso futebol que é vergonhoso. Estádios péssimos, filas intermináveis para a aquisição de ingressos, desorganização para a realização de clássicos, enfim..... tudo o que um país sede de Copa do Mundo não poderia ter......

E como está o jogador brasileiro?
Há já pelo menos duas décadas ficou notório que o nosso jogador enche estádios em qualquer lugar do mundo. O jogador brasileiro é ídolo, é mito, vende jornal, revista, camiseta, enfim, gera muita receita para muita gente.

Sempre se cobra muito o jogador brasileiro dando a ele o adjetivo super perjorativo de mercenário. Ou seja, de mestre do espetáculo, o jogador torna-se em um piscar de olhos no grande vilão da história. Isso é problemático. O jogador é um profissional e faz do seu talento a forma de ganhar a vida. E diferente das demais carreiras. No futebol não se vislumbra uma trajetória muito longa. Aí está uma das crueldades desse esportel. Os gênios da bola tem o tempo contado para construirem suas carreiras e entrarem na idade madura com um bom pé de meia.

Por envolver uma grande soma de valores monetários o futebol também atrai toda a sorte de oportunistas, bandidos, covardes e canalhas que buscam pegar uma fatia do bolo. Bicheiros, traficantes, bandidos, enfim, a escória da humanidade que, infelizmente, tenta manchar a beleza do futebol agindo sutilmente nos bastidores.

Porém, nada supera a emoção dos gramados. A emoção de ver uma torcida gritando pelo seu time, acreditando na conquista de um título e na construção de ídolos que tomam dimensões tão elevadas quanto um artista de cinema, da TV ou da música. O jogador se torna um show man.

Futebol. Esporte alegria do povo. Futebol. Esporte favorito de oportunistas. Futebol. Patrimônio e um símbolo do Brasil que precisa e merece ser mais valorizado e fiscalizado.

A torcida brasileira, de norte a sul, agradesce.

Nenhum comentário: