domingo, 15 de junho de 2008

E agora, Dunga???

Pois é....
Mais uma partida e a Seleção Brasileira na Era Dunga, não convence ninguém e consegue criar mais desconfiançã na possibilidade de a Seleção canarinho conseguir ter um bom desempenho nas Olímpiadas de Pequim. As derrotas recente para Venezuela (amistoso) e Paraguai (Eliminatórias), apontam problemas graves a serem selecionados pelo Brasil caso queira recuperar a sua tradição e respeito no futebol mundial como sendo o único time Penta campeão mundial.
Mas antes do Hexa, muita água ainda vai rolar.... As Eliminatórias Latino-americanas vão caminhando a passos lentos. Temos um intervalo muito grande entre os jogos e as Seleções estão encontrando o seu melhorem campo prá conquistar as vagas para o mundial da África do Sul.
Sempre temos dois favoritíssimos a conquista da vaga: Argentina e Brasil.
A Celeste argentina caminha bem, obrigado! Contando com um elenco conciso e com uma variada média de idade, nostros hermanos estão com um time bastante promissor e que aponta para a consagração de Lionel Messi como craque maior da equipe ao lado de Riquelme e Palácio. Apesar do empate com o Equador em 1X1 em casa, dará trabalho para o Brasil na próxima quarta-feira num jogo que promete botar fogo no Mineirão.
Agora, a Seleção brasileira... Dio Mio!!!
Com a derrota para o Paraguai, o Brasil está em quarto nas eliminatórias e o time não está se encontrando em campo. Motivos?
Podemos apontar desentrosamento, falta de tempo e um treinador hiper cabeça dura. E bota cabeça dura nisso...

Dunga segue a tradição dos técnicos autoritários e não se abre para questionamentos. No time que hoje foi derrotado ficou evidente a carência que temos de um meio campista habilidoso e um atacante fixo na área. Diego foi um jogador importantíssimo para o Santos na conquista do Brasileiro de 2002,porém isso foi... há seis anos!!!

Não é mais possível acreditar que ele possa ressuscitar a sua dupla com Robinho, sendo que este, sim, já se consolidou como titular da equipe e não pode mais sair. sua titularidade já é quase indiscutivel.

Uma saída seria: escalar Adriano e Alexandre Pato no ataque e recuar Robinho para o meio campo para fazer a função de armador de jogadas. No Mineirão, o Brasil terá a obrigação de sair vitorioso e com uma boa apresentação já que joga em casa e com uma torcida que anda desconfiada de seu time. O Brasil terá de atacar a Celeste argentina que virá preparada prá conseguir um resultado favorável e permanecer na zona de classificação para o Mundial de 2010.

Seria o Dunga grande culpado? Talvez sim.... mas não se pode negar a imensa responsabilidade e imbecilidade da CBF na figura de seu presidente quase vitalício Ricardo Teixeira. É incrível como uma entidade que fatura R$ 80 milhões de reais anuais ainda tenha a necessidade de marcar amistosos insignificantes para a Seleção brasileira e não permite que a comissão técnica dê sequência a um trabalho e se prepare bem para as Eliminatórias e as Olímpiadas de Pequim.

Com certeza conseguiremosa vaga no Mundial.... mas creio que deveremos esperar mais quatro anos prá tentarmos mais uma vez conquistarmos a inédita medalha de ouro olímpica. Não por falta de talentos. Mas por problemas estruturais que emperram o futebol enquanto arte e favorece os interesses escusos e mesquinhos de uma minoria de dirigentes que não liga a mínima para a nossa paixão nacional.

Nenhum comentário: