quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2008: domínio do eixo Rio-SP

No eixo Rio-SP é que estão localizadas as principais equipes do Brasil.

Principais corações financeiros do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo polarizam os melhores jogadores, as maiores torcidas e os maiores estádios.

Contudo, o futebol de São Paulo continua sendo soberano no cenário nacional.

Graças a cartolagem e aos problemas financeiros de seus clubes o Rio de Janeiro passa longe dos seus tempos áureos onde encontrávamos times fortes, competitivos e que lutavam pelas primeiras colocações no campeonato brasileiro.

Os últimos três anos são exemplares. Um único clube paulista arrebatou os três últimos nacionais com relativa folga.

Agora, os clubes paulistas também começam a ser assaltados de um modo tão avassalador, que não tardará para que as condições atuais dos clubes cariocas também sejam encontradas em clubes da grande locomotiva nacional que é a capital paulista.

Corinthians e Palmeiras, clubes rivais e que possuem torcidas apaixonadas possuem um rol de dirigentes salafrários, covardes e mesquinhos.

O Corinthians ainda sente os efeitos da era pós-Dualib e MSI. Porém, seus dirigentes atuais são crias diretas de Dualib, Nesi Curi e Kia Jorabichian, que dizem as más línguas, continua a influenciar as diretrizes do alvinegro paulista.

O Palmeiras é um refém da Trafic, uma empresa que eleva o futebol a um patamar de negócio sujo ao usar métodos discutíveis de valorização de jogadores.

Isso sem falarmos em tantos outros empresários espertalhões. Aquelas figuras reles que vivem as custas dos sonhos dos jovens talentos e perpetuam sempre os seus interesses. Nomes como Wagner "dinheiro" Ribeiro e Carlos Leite são exemplares.

O Santos afunda após o fim da era Luxemburgo. Porém, Filé, fisioterapeuta e braço direito do treinador palmeirense, retornou ao Santos recentemente. Muito estranho......

2009 promete muitas emoções no futebol nacional.

Os estádio verão belos espetáculos, porém nos bastidores a obscuridade será dominante.

Nenhum comentário: